top of page
Buscar
  • Filomena Amorim

Equipa


Que equipa é esta?

À primeira vista, parece-me gente bem disposta. Todavia, a fotografia não mostra tudo. E ainda bem! Ainda bem que não mostra os momentos de discussão, de zanga, de desânimo, enfim, os momentos em que tudo corre mal. O certo é que também não mostra aquilo que esta equipa efetivamente faz: acompanha centenas de candidatos ao longo do ano, a nível individual ou em grupo; tenta de todos os modos ajudar os candidatos no seu percurso árduo até à certificação; multiplica-se em leituras de textos autobiográficos enormes; participa em longas reuniões de trabalho semanais; constrói e aplica instrumentos inovadores.

O trabalho de cada elemento é completamente visível para todos os outros, sabemos o que cada um faz, como faz e quais são os resultados. Se corre bem, parabéns! Se corre menos bem, enfim, cá estamos para analisar, dissecar e tentar melhorar. E nem sempre é fácil... Quem gosta de ver o seu trabalho criticado? Ninguém! Quem gosta de ver o seu trabalho analisado à lupa? Claro, ninguém! É difícil, no entanto, é esta análise e esta crítica que permitem melhorar práticas e resultados.

Este é o verdadeiro trabalho colaborativo. Um candidato, durante o seu processo neste Centro Qualifica, passa pelas mãos de todos estes elementos. O seu trabalho é desenvolvido de acordo com as indicações que recebe de cada um dos elementos da equipa, se o resultado final é fruto do trabalho do próprio candidato, também fruto de todo o acompanhamento que foi feito.

Cada elemento traz as suas características pessoais e estas podem ser óleo ou areia na engrenagem. E como se ultrapassam os obstáculos? Basta que todos tenham em mente o objetivo final, que é o sucesso dos candidatos. E, felizmente, é o que acontece.

Que equipa é esta?

É a minha equipa! São as pessoas com quem trabalho e com quem gostaria de continuar a trabalhar.

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page